É conhecida por suas propriedades:
- tranquilizantes,
- antiespasmódicas,
- ansiolíticas,
- sedativas,
- calmantes naturais,
- soníferas,
- anticonvulsivantes,
- relaxantes e soporíferas ( que provocam o sono ), atuando diretamente sobre o funcionamento das células nervosas.
A Kava-kava, ou kawa-kawa, é uma planta muito utilizada na medicina tradicional para tratar casos de ansiedade, agitação ou tensão. Esta planta tem algumas substâncias ativas muito importantes, conhecidas como kavalactonas, que, segundo alguns estudos, parecem atuar de uma forma muito semelhante a de alguns medicamentos ansiolíticos, regulando a ação do neurotransmissor GABA no cérebro.
Assim, o Kava-kava pode ser uma excelente opção de tratamento natural para casos de ansiedade e agitação, antes de optar pelo uso de fármacos.
A Kava Kava é indicada para:
A Kava Kava é rica em kavalactonas, que são substâncias naturais que regulam a ação do neurotransmissor GABA no cérebro, a Kava Kava apresenta uma ação semelhante aos benzodiazepínicos, que são um dos principais tipos de remédios usados no tratamento médico da ansiedade.
Desta forma, a Kava Kava pode ser usada para ajudar a diminuir a ansiedade e tensão, e a melhorar o relaxamento, devido suas propriedades calmantes, relaxantes e ansiolíticas.
A Kava Kava pode ajudar a a aliviar os sintomas da TPM, como irritabilidade e ansiedade, devido as kavalactonas na sua composição com ação calmante e ansiolíticas.
Devido as kavalactonas com efeito calmante e relaxante muscular na sua composição, a Kava Kava pode ajudar a combater a insônia e a melhorar a qualidade do sono.
Além disso, por ter efeitos ansiolíticos, a Kava Kava ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, que são causas comuns da insônia.
As kavalactonas da Kava Kava possui propriedades neuroprotetoras, que ajudam a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson ou AVC.
No entanto, ainda são necessários mais estudos que confirmem esse benefícios.
Alguns estudos indicam que o Kava-kava pode ser usado em casos de convulsões, já que uma das suas kavalactonas, a kavaína, tem ação antagonista nos canais de sódio, o que acaba estabilizando a ação elétrica do neurônio.
No entanto, o uso da Kava Kava não deve substituir o tratamento com remédio anticonvulsivantes receitados pelo neurologista.
Devido às propriedades calmantes e relaxantes a nível muscular, essa planta pode ser utilizada para combater dores de cabeças fortes como dor de cabeça e enxaqueca, além de dores musculares devido a lesões, contraturas e entorses.