O elixir de inhame é um fitoterápico indicado para desintoxicar o corpo, diminuir o colesterol ruim e reduzir a inflamação associada à doenças como síndrome do intestino irritável ou úlcera estomacal, por exemplo, por ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas.
Além disso, por conter diosgenina na sua composição, uma substância que ajuda a controlar os hormônios femininos, o elixir de inhame pode ser usado para aliviar os sintomas da menopausa, sendo também utilizado popularmente para tratamento da infertilidade, pois ajuda a aumentar os níveis de estrogênio no corpo.
As principais indicações do elixir de inhame são:
O elixir de inhame é feito utilizando o extrato do inhame e possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacterianas, antiespasmódicas, analgésicas e reguladora de hormônios feminino, que lhe conferem benefícios para a saúde.
Algumas mulheres utilizam o elixir de inhame para estimular a gravidez, já que o elixir é rico em diosgenina e vitamina B6, que pode atuar regulando os níveis de estrógeno e progesterona.
Desta forma, esse elixir pode favorecer a ovulação e aumentar a quantidade e a qualidade do muco cervical, que é importante para proteger o esperma do ambiente ácido da vagina e ajudar o espermatozoide a alcançar o útero durante o período fértil.
No entanto, a relação entre o uso do elixir de inhame e a gravidez ainda não é cientificamente comprovada, por isso, é recomendado consultar o ginecologista caso a mulher tenha dificuldade para engravidar para iniciar o tratamento mais adequado e aumentar as chances de uma gravidez